domingo, 22 de novembro de 2009

Heverle = Heberle


Europa Central 919-1125



Sacro Império Romano


Clique em cima para aumentar.


Tanto Louvain, quanto Koelln (Cologne) faziam parte da Baixa Lorena.


Já Saarland de hoje, ficava na Alta Lorena. (Subdivisão da Lotaríngia)

A Suábia abrangia parte da atual Baviera, as duas margens do rio Reno, e o que veio a ser a Suiça.

Quando há referência à lingua como sendo baixo alemão, corresponde ao falado nas regiões baixas. Lá encontramos "Heverle", que passou a "Heberle" nas regiões altas (Na Suábia, onde foram neste período abertas muitas colonizações e criadas cidades novas, tanto na Suiça quanto na Floresta Negra - na atual Wurttenberg, devido ao forte crescimento populacional na época).



Clique em cima para ampliar.

Os duques de Brabant dominavam a rota para Koelln, e eram parentes das 3 mais importantes casas na Suábia: Zähringer(berchtold IV), Staufer (Phillip) e Welfin (Otto IV).

Os Van Heverle eram próximos e alguns aparentados aos duques de Brabant.

O Feudalismo estava em transição, nobres empobreciam, tornavam-se plebeus, agricultores. A moeda entrou em circulação, ao invés do escambo de produtos.

O eixo do poder se deslocou da Baixa Lorena (Aachen/Aix-la-Chapelle) para a Suábia (Strassburg, na Alsácia) em 911-1268.

Os Zähringer fundaram várias cidades na Suiça e Floresta Negra (Suábia).

Assim, podemos ter uma idéia do porque as famílias de sobrenome Heberle, se concentravam nas regiões ao redor do lago de Constança. Ou seja, na Suábia. E a grafia de "v" ter mudado para "b", de Heverle para Heberle.

Veja sobre sobrenomes equivalentes a Heberle, e também histórico sobre Senhores van Heverle.

.

Um comentário:

  1. Sílvio entre em contato comigo. marines.biblio@bol.com.br, Emílio Candido leite Heberle, é primo de Henrique Heberle,Antonio Muller meu avô, minha mãe chama-se Iracy Muller de Campos.

    ResponderExcluir