1 – Greg Heberle, em seu livro “Heberle Family, 1500-2005” (=edição eletrônica) menciona que pode haver várias explicações sobre a origem do sobrenome Heberle.
Também fez interessante quadro estatístico, segundo o qual , nas árvores genealógicas que conseguiu compor, (restringindo-se à grafia Heberle), a maioria dos descendentes modificaram a grafia, p.ex. para Häberle, Haeberle e outros. Nenhum voltou a Heverle.
2 – Já nas origens dos que de outras grafias passaram a escrever Heberle, há também Heverle (após 1500!).
Observe-se que a quase totalidade dos que constam em árvores genealógicas consideradas em seu estudo, tem sua origem no sul e sudoeste da Alemanha.
3 – É preciso lembrar que, em torno do ano 1.000, na região de Flandres (na atual Bélgica) o idioma era bem diverso do existente no sul e sudoeste da Alemanha, a partir de 1500.
4 – Então, considerando que o mais antigo registro histórico que encontrei relativo aos
nomes usados por famílias, derivados ou semelhantes a Heberle (cuja relação de diferentes grafias é extensa), é o “van Heverle”, adoto este como provável origem do sobrenome Heberle.
5 – E “van Heverle”, significa “de Heverle”. Heverle, foi e ainda é uma localidade.
“Van Heverle” era uma família de senhores feudais, em torno da qual há interessantes registros históricos.
A existência deste nome Heverle, que considero a mais provável origem de Heberle, não significa que haja alguma relação de descendência direta, destes “van Heverle”.
Várias famílias podem ter vindo de “Heverle”, e adotado a denominação do local de sua origem como sobrenome, como aconteceu de início (quando houve acentuado crescimento populacional).
Leia tambem.
.
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário