quarta-feira, 22 de junho de 2011

Cheberle - 2 (Bottacin)


(Clique em cima para ampliar) Fonte, aqui.

Na tentativa de confirmar a possibilidade de o nome de batismo, comentado na postagem anterior por não ser italiano, estar relacionado à sua lingua materna - e que seria então em Zimberisch - lembrei de verificar o sobrenome da mãe.

No já mencionado relato, consta também:

Aos 9 ( nove ) anos de idade, meu pai desembarcou, em 1o. de outubro de 1892 , no porto de Santos , no navio Attività , trazido por meus avós , Pietro Cheberle ( 46 anos ) e Elisabetta Bottacin(38 anos). (Grifo meu)

Interessante o acima estampado convite à população feito em italiano e Zimbrisch.

Vendo algumas outras fontes, verifiquei que Gianpaolo Bottacin, governador da Província de Belluno, é um político defensor dos interesses das minorias linguisticas, e também de projetos para preservação ambiental do Cansiglio.

As comunidades Cimbri no Cansiglio, daqueles vindos do Alti-plano (Setti Comuni) , estão parte na Província de Belluno e parte na Província de Treviso.

Ao que tudo indica, há grande afinidade com seu eleitorado. Mais ainda, sua base é a Província de Belluno, mas defende interesses que abrangem populações de outras Províncias, como Treviso e Vicenza (o convite mencionado é dirigido à população de Setti Comuni.

Somando assim vários pequenos indícios, aos poucos se configura como plausível a possibilidade de estes Cheberle ter algo a ver com estes grupos Cimbri. Claro que gerações mais novas, a não ser os que permanecem na área, diluem seus vínculos com esta cultura.

Veja complemento.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário