quarta-feira, 27 de julho de 2011

Cheberle -3 (complemento)

Recebi amistosa mensagem de Luciano A. D. Cheberle, na qual informa que está novamente funcionando o portal da Familia Cheberle.

Afirma que pela tradição oral entre os membros da família, não consta qualquer vinculo com os Cimbri (antigas colonizações teutas, a partir do sec. XI aproximadamente, isto é quando nem existia Alemanha como hoje, e todas estas regiões compunham o Sacro Império Romano Germanico), conforme aventei a possibilidade quando escrevi sobre Cheberle.

No portal há interessantes descrições sobre as origens da Familia Cheberle, segundo pesquisas de familiares. Evidente que seus parentes na Itália estão mais próximos de registros e relatos, até onde estes existem. Evidente tambem que respeito a tradição da família. Apenas levantei uma possibilidade a mais que julgo razoável, uma vez que conclusões definitivas de qualquer maneira são difíceis.

A título de curiosidade, encontrei mais uma menção, relativa à família de Battisti Cheberle, tambem de Pádua, em torno do ano 1700, num texto sobre tecelagem de lã.

Finalmente, já extrapolando o grupo de sobrenomes similares, fui ver se há algum sobrenome na Alemanha com o som parecido com Cheberle, já que não há com a mesma grafia.

Similaridade a partir de equivalentes nos idiomas, como por exemplo temos no caso de "quilo" no portugues, para "chilo" no italiano e "kilo" no alemão, que soam todos parecidos.

Deveriamos ter então para "Cheberle" no italiano, "Keberle" no alemão.

Constatei então que na Alemanha tambem é raro, mas existe, Keberle.

Na distribuição absoluta do sobrenome Keberle, sobressai a cidade de Landsberg am Lech (onde ficou preso Hitler, link em português), no sul da Alemanha (na Baviera).

Entre os bávaros que atravessaram os Alpes e se estabeleceram no que hoje é o norte da Itália (de fala Zimbrisch, Cimbri) pode ter havido algum Keberle. Mais tarde teria seu nome italianizado e se espalhado, como acontecia em geral.

Enfim, vamos aprendendo e tambem conhecendo mais uma tradição de família.

Mais sobre Keberle, em nova postagem.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário