sexta-feira, 29 de julho de 2011

Keberle

Pensei estarem encerrados os comentários relativos a “Keberle”, julgando tratar-se de nome já fora do grupo de similares a Heberle.

Mas em Familysearch vi escrito num registro “ Heberle ou Keberle “. Tambem deparei com estes dados que coloquei em imagem, bem intrigantes. Resolvi por isto, explorar mais um pouco.
(Clique para ampliar).

Rudolf Heberle foi sociólogo que emigrou aos Estados Unidos, por ter desagradado aos nazistas.

Observe que o sobrenome aparece como Rudolf Keberle numa relação da biblioteca da Universidade de Kiel, uma das onde estudou. Em outra relação, como Rudolf Heberle, para a mesma obra, da forma como se tornou conhecido.

Talvez o Keberle seja porque nasceu em Lubeck (veja biografia, em alemão), região com dialeto no qual ocorre muito o “k”, que veio a ser tipicamente “ch” e mesmo “h” em menor número de vezes no alemão clássico.

Aliás,tanto Kiel como Lübeck ficam no Estado de Scleswig-Holstein, bem ao norte da Alemanha, no qual se fala o maior número de dialetos e/ou idiomas, nove.


Dois exemplos comparativos entre Platt” e o "alemão clássico", extraídos nesta fonte.

Sei moal weck'n... → Sag mal welchen

De is dick in sick. → Der ist dick in sich.

Esta a explicação que até agora encontrei para a possível equivalência de Heberle e Keberle, e assim sendo, por extensão Cheberle, sendo ainda do grupo o original Heverle, e Eberle alem de muitas outras variações.

Ao longo dos séculos famílias migraram e sobrenomes se adaptaram. Cabe relembrar que em muitos casos sobrenomes podem ter origem remota em comum.

E ainda, que muitas vezes diferentes famílias podem ter adotado o mesmo sobrenome, especialmente os de origem toponímica, isto é os designativos do lugar de onde vieram ou sobre os quais tinham domínio tal como “de Heverle”.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário