segunda-feira, 29 de março de 2010

Ruschel - perspicazes?!

É marcante a preferência dos descendentes de Sebastian Ruschel por empreendimentos comerciais, industriais, ou atuação como profissionais liberais.

O próprio patriarca Sebastian, tinha um serviço de diligência, ou carruagem entre Mühlfeld, Mettnich e Trier, antes de vir ao Brasil.

Já no Brasil, tendo chegado em 1846, se estabeleceu em Feliz, RS com cortume.

Em 1872, mudou-se para Estrela, RS com 4 de seus 7 filhos homens.

A família destacou-se no desenvolvimento tanto de Feliz e Estrela.

Limitando-nos à primeira geração, em Feliz, João Nicolau com agriucltura e destilaria; João, comércio, curtume, selaria, cervejaria (nossa linha de ascendência); e Jacob, comércio (consta que forneceu a primeira muda de videira para os italianos em 1877).

Já em Estrela, Miguel, com o primeiro hotel, comércio, açougue, navegação, vereador (na primeira câmara); Mathias, comércio de produtos coloniais; Nicolau, comércio, moinho, Juiz de Paz; e Pedro, cervejaria, comércio, boticário, foi também vereador.

Foram pioneiros em vários ramos. Cervejarias, em Feliz e Estrela, por exemplo.

Em Feliz, foi João Ruschel, com a cerveja Ruschel. Anos mais tarde seria Polka. Vendida, passou a Serramalte e finalmente Antártica. Já a cerveja Estrela, mais tarde passou à Polar, e finalmente também a Antártica.

Em Estrela, o primeiro hotel. Neste hotel havia também uma fonte de água que servia como bebedouro público. O primeiro serviço de iluminação pública, sob concessão.

Até o primeiro automóvel a circular foi o de Pedro Alberto Ruschel.

Também mais tarde, descendentes como Nilo Miranda Ruschel, jornalista, escritor, professor universitário, e seu irmão Ernani foram precursores na estruturação dos serviços radiofonicos no Rio Grande do Sul.

Há entre muitos Ruschel, um pendor para artes e música .

O destaque é de Alberto Ruschel, ator e cineasta.

Também há a facilidade em se sentir à vontade perante o público.

Quanto a estas caracteríticas, podemos observá-las em círculos menores. Quase todos conhecemos algum descendente que toca algum instrumento, mesmo por hobby.

(Há os que gostam de montar e desmontar "geringonças", ou mesmo aviões, como um primo de sobrenome Werle).

Até minha mãe, aos 11 anos de idade (claro que não é algo tão exclusivo, mas se encaixa como exemplo), fez sua apresentação no dia das mães em 1935 (em alemão, veja abaixo): Hoje é um dia de júbilo!






(clique em cima para ampliar)







A mãe certamente estava à vontade, por influencia do meio em que vivia desde o nascimento. Veja mais sobre este detalhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário