sexta-feira, 16 de abril de 2010

1846, 1876

O sobrinho de Sebastian, Johann Ruschel nascido em 22 de maio de 1849, veio ao Brasil em 1876, junto com sua irmã Barbara (seu irmão Adam emigrou para os Estados Unidos, como aconteceu com a maioria das famílias emigrantes). Descendentes destes Ruschel são os que se espalharam a partir de Santa Clara do Sul, RS.

Há a diferença de uma geração, mas somos todos parentes.

Em comum temos Michael Ruschel, que teve nove filhos num primeiro casamento.
No segundo casamento, sendo com Maria Falk, teve 4 filhos. Entre estes, Sebastian Ruschel (c.c. Anna Maria Maier) que chegou ao Brasil em 1846, conforme já comentado, e Johann Ruschel.

Este irmão de Sebastian, Johann Ruschel, também casou duas vezes.
Do seu primeiro casamento são filhos: Adam (Estados Unidos, para onde foram a maioria dos alemães emigrantes), Maria, Bárbara e Johann Ruschel (filho). Barba e Johann vieram ao Brasil, como acima mencionado, em 1876.

Estamos habituados a que, estatisticamente, haja mais viúvas do que viúvos, algo como na proporção de meia dúzia para um. Por isto chama atenção de estes Ruschel terem casado duas vezes.

Finalmente, ao buscarmos saber de qual Ruschel da primeira geração no Brasil alguém descende, podemos considerar três núcleos geográficos iniciais, todos no Rio Grande do Sul: Feliz, Estrela e Santa Clara do Sul.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário